Mostrar mensagens com a etiqueta Interjeição. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Interjeição. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Da Interjeição apimentada

Há uma interjeição no português que corre o país de norte a sul: "homessa!". Tal expressão é o mesmo que dizer "Ora essa!" ou "Essa agora!".

Mas no Minho essa interjeição assim desprovida de armadura e condimentos não satisfaz os falantes - a "homessa" juntam eles a pimenta forte, a cereja no topo do bolo: "homessa c******!".

Não fossem eles bons Minhotos, descendentes de grandes povos bárbaros, amantes incondicionais do palavrão.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

a Interjeição no Baixo Minho


"Bem cá toma!"

Interjeição designativa de admiração, surpresa, espanto, indignação. 
Ex: «A Igreja de Joane demorou 50 anos a ser construída? E destruíram a outra antiga, de incontável valor histórico? Bem cá toma!»

Também substituível por "bencástrenokte". Esta última variação, por não seguir propriamente as regras da evolução do latim para português, poderá mesmo ser de origem Castreja ou até, na sua génese e/ou construção linguística, ser parente não muito distante do Basco.