Há uma interjeição no português que corre o país de norte a sul: "homessa!". Tal expressão é o mesmo que dizer "Ora essa!" ou "Essa agora!".
Mas no Minho essa interjeição assim desprovida de armadura e condimentos não satisfaz os falantes - a "homessa" juntam eles a pimenta forte, a cereja no topo do bolo: "homessa c******!".
Não fossem eles bons Minhotos, descendentes de grandes povos bárbaros, amantes incondicionais do palavrão.
Um blogue dedicado ao falar Minhoto, em especial ao da zona do Vale do Ave. Tenta-se aqui explicar, registar ou apenas observar o discurso e expressões do Minho, numa tentativa de descortinar diacronicamente as suas origens linguísticas.
Mostrar mensagens com a etiqueta Interjeição. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Interjeição. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
a Interjeição no Baixo Minho
"Bem cá toma!"
Interjeição designativa de admiração, surpresa, espanto, indignação.
Ex: «A Igreja de Joane demorou 50 anos a ser construída? E destruíram a outra antiga, de incontável valor histórico? Bem cá toma!»
Também substituível por "bencástrenokte". Esta última variação, por não seguir propriamente as regras da evolução do latim para português, poderá mesmo ser de origem Castreja ou até, na sua génese e/ou construção linguística, ser parente não muito distante do Basco.
Etiquetas:
Basco,
Castrejo,
Interjeição,
Joane,
Minho
Subscrever:
Mensagens (Atom)